Como foi o ano anterior para você? Conseguiu atingir todos os seus objetivos? Nem sempre consigo atingir os meus, a verdade é que sempre ficam dois ou três pendentes, mas isso não é um problema, o mais importante é termos metas bem definidas, pois sem isso acredito que não temos foco, o que torna mais difícil atingir bons resultados.
Mas para atingir objetivos precisamos do mínimo de planejamento. Para um planejamento de um ano precisamos principalmente ser realistas com nós mesmos e não nos enganarmos. Muitas vezes, iniciar com objetivos menores nos motiva a buscar objetivos maiores. Além disso, um objetivo muito ambicioso, por parecer muito difícil alcançar, pode nos desencorajar.
Uma técnica que uso para realizar meu planejamento anual é conhecida como smart goals. SMART é um acrônimo que representa 5 caraterísticas de uma boa meta, as quais podem ser úteis para avaliar as suas metas pessoais.
SMART Goals
SMART é um acrônimo que representa 5 caraterísticas de uma boa meta, as quais podem ser úteis para avaliar as suas metas pessoais.
Como SMART Goals funciona
Basicamente cada letra SMART possui um significado, uma característica que nos ajuda a focar e pensar se nossa meta é boa em um determinado aspecto. O segredo é verificar se sua meta possui todas essas qualidades. Abaixo explico de forma resumida o significado de cada letra:
S – Specific (específico)
Uma meta precisa ser específica, ou seja, precisa ter um resultado claro, não pode ser genérica ao ponto de não sabermos como alcançá-la. Aqui pode ser necessário identificar pontos como: quem, quando, como, onde, etc…
M – Measurable (mensurável)
Uma boa meta precisa ser mensurável, precisamos saber quão perto estamos de alcançá-la. Definir o “tamanho” da meta nos ajuda a monitorá-la e entender se a mesma é realista. Nada de manter a meta aberta.
A – Achievable (alcançável)
Logicamente uma meta precisa ser alcançável. Não é raro vermos pessoas que traçam metas absurdamente difíceis de forma que são inatingíveis. Metas realistas nos ajudam a nos mantermos no caminho, metas irreais nos desmotivam.
R – Relevant (relevante)
Ao pensarmos em metas precisamos pensar em objetivos relevantes, algo que faça sentido para nós ou para o projeto. Metas que não são relevantes serão descartadas tão logo surja um impedimento.
T – Time-bound (tempo limite)
Por fim, uma meta precisa de um tempo definido, um deadline. Quando precisamos/desejamos obter os resultados? Saber quando algo termina nos ajuda também a começar.
Um exemplo de uma meta SMART
Para ilustrar tudo isso de forma mais prática, compartilho uma meta pessoal de 2020, identificando os 5 pontos SMART nela.
Em 2020 eu gostaria de ler mais livros do que li em 2019. No ano passado eu li um total de 6 livros, entre livros técnicos e não técnicos. Considero importante o aprendizado constante e além disso, ler é um ótimo hábito. Para mim, a leitura está associada diretamente ao desenvolvimento profissional, por isso a maioria dos livros que pretendo ler em 2020 me ajudarão a construir um conhecimento para me tornar um profissional melhor. No entanto, ler mais livros que 2019 não é tão específico, por isso, decidi que em 2020 a minha meta de leitura é:
Ler pelo menos 8 livros em 2020, de forma que a maioria seja sobre engenharia de software e áreas afins.
Specific (específico)
Quero ler 8 livros, mais que o ano passado e principalmente livros sobre engenharia de software. Já sei quais os títulos que quero ler, o que certamente me ajuda a priorizar e não ler outros temas não relacionados com o objetivo, como as Crônicas de Gelo e Fogo 😀
Measurable (Mensurável)
Consigo facilmente medir se estou alcançando a meta, assim, se ao chegar ao meio do ano e não tiver ao menos próximo de concluir o 4ª livro… ops estou provavelmente atrás do esperado. Lógico, existem livros mais difíceis de ler, livros maiores e menores, mas no geral sei exatamente onde estarei.
Achievable (alcançável)
Considero essa meta alcançável de acordo com os recursos disponíveis, nesse caso, meu tempo. Eu poderia muito bem definir a meta para 10 livros, mas é provável que eu não consiga alcançá-la. Assim, prefiro definir um mínimo de 8, que é superior ao ano passado, mas que principalmente me sinto capaz de fazê-lo.
Relevant (relevante)
Essa meta está diretamente ligada a minha carreira e desenvolvimento pessoal, por isso é relevante, faz parte de um objetivo maior.
Time-bound (tempo limite)
Prazo para conclusão dessa meta é o ano de 2020. O importante aqui também é notar que o tempo pode influenciar o tamanho da meta. Se minhas metas fossem traçadas para seis meses, certamente teria que diminuir a quantidade de livros, ou aumentar o recurso (tempo) para alcançá-la.
Conclusão
Espero que esse artigo o ajude a definir boas metas, não só para os próximos anos, mas também em seus projetos. Planejamento é algo importante e muitas vezes negligenciado por nós. Não podemos ver o ato de planejar como algo exclusivo do mundo empresarial, planejamento deve ser parte do seu mundo pessoal também.
Excelente artigo. Vou utilizar e também compartilhar com outros. Parabéns!
This is a excellent article. I will use it and share with other people. Well done!
Obrigado pelo comentário Hélio. Fico feliz por ajudar.
Ótimo artigo Mário, obrigado por compartilhar o conhecimento e experiência,
Obrigado Jozivan. Feliz por ajudar de alguma forma. 😀