Não é raro alguém me perguntar se vale a pena adquirir uma certificação. E de forma resumida, a minha opinião é sim, vale a pena por um motivo específico que vou abordar mais a frente. No entanto, valer a pena não é o mesmo que ser obrigatório e isso pode variar dependendo da área. Em cada área a importância de uma certificação pode ser diferente. Para um programador uma certificação pode não ter o mesmo peso que teria para um gerente de projetos. Por isso, considere que esse texto se refere exclusivamente às certificações para programadores.

Eu adquiri duas certificações java com scores altos e hoje posso dizer que não me arrependo de ter investido tempo e dinheiro nesse objetivo. No entanto, depois de ter passado por esse processo e de ter ganho mais experiência ao longo dos anos, penso que desenvolvi um olhar diferente sobre as certificações.

O grande ponto da certificação na minha opinião não é necessariamente o certificado, mas sim o processo. Durante a minha preparação para adquirir certificações java descobri o quanto eu desconhecia a linguagem com a qual trabalhava. Possuir um conhecimento mais aprofundado nessa linguagem teve um impacto muito positivo na minha carreira e isso se refletiu no meu trabalho diário e também nas avaliações e entrevistas das quais participei.

Aprender bem as tecnologias com as quais você trabalha é fundamental e esse é o ponto principal. Obviamente esse objetivo pode ser alcançado de outras maneiras e não exclusivamente através de uma certificação. Ou seja, é possível comprar o material específico da prova e/ou outros materiais e estudar por conta própria sem ter que se submeter a um teste. Ou talvez você nem precise comprar material algum, você pode somente ler a documentação da sua linguagem, livros, blogs etc.. e aprofundar seus conhecimentos. 

Algo a ser notado também é que uma certificação não te tornará imediatamente um bom programador. A prática e o auto criticismo sim. Programar é em geral fácil, programar bem é difícil. Por exemplo, ter uma certificação não fará você desenvolver um código limpo e fácil de manter. Na minha opinião, um bom programador é um conjunto de habilidades + conhecimento adequado da linguagem/ferramentas, ou seja, a certificação é apenas uma parte da sua jornada. A maioria dos profissionais com os quais trabalhei não eram certificados e isso de forma alguma diminui a relevância ou capacidade deles. A diferença entre os melhores está nas bases e na experiência adquirida. Não é o título que conta, é a experiência. 

No entanto, como discutido no vídeo abaixo, a certificação pode fazer muito sentido para quem deseja entrar no mercado de trabalho . De certa maneira esta era a minha situação quando decidi me certificar, pois eu procurava uma realocação fora do país e vi nas certificações uma forma de adquirir e comprovar meus conhecimentos.

Como conclusão, acredito que o processo de se certificar te proporcionará mais conhecimento e se assim como eu, você precisar de um incentivo extra para estudar, elas podem ser uma ótima opção. Mas lembre-se, se certificar pode ser um processo difícil e caro que pode não te trazer um retorno imediato. Se você já possui anos de carreira, acredito que ler bons livros te trará um resultado igual ou superior com um custo menor. Além disso, a relevância da certificação está muito atrelada à fase que o profissional se encontra o que não quer dizer que a certificação não vale a pena ou seja desnecessária, significa apenas que no momento atual existem outras coisas que podem fazer mais sentido para você.