Depois de longos anos e grandes mudanças, a plataforma java vem evoluindo a passos rápidos. Essa agilidade atual se deve ao novo sistema de release da plataforma onde a cada seis é lançada uma nova versão. Dessa forma não temos que esperar anos por novidades. No entanto, precisamos nos atualizar a cada seis meses?

Na minha opinião, o ritmo de adoção das versões é mais lento que o ritmo de lançamento, não necessariamente precisamos ficar ansiosos com novas features, uma vez que as empresas adotarão as versões em ritmos diferentes. Um ponto importante a ser notado é o fato de que as versões non-LTS só possuem suporte por seis meses. Sendo assim, talvez seja melhor adotar as versões LTS que são lançadas a cada 3 anos. O Java 11 é a atual versão LTS e será “substituída” pelo Java 17, no entanto é previsto um tempo de suporte de cerca de 8 anos para versões LTS. Ou seja, ainda temos muito tempo para nos adaptarmos ao mundo modular.

Deixo abaixo um webinar onde apresento um resumo das alterações que foram introduzidas na linguagem entre as versões 9 a 15.