Aprender outro idioma não é nada fácil, além de vontade é necessário dedicação. O mercado está repleto de cursos, mandingas, métodos mágicos e afins. Mas será mesmo que existe uma forma infalível para aprender outra língua? No vídeo abaixo, a poliglota Lýdia Machová conta que decidiu investigar como outros poliglotas aprendiam um novo idioma e qual método eles usavam. Mas para sua surpresa, não existia um método único, cada poliglota usava técnicas diferentes e ferramentas diferentes, no entanto todos tinham algo em comum…

Então qual é o segredo? Aquilo que ninguém te conta? Que a globo não mostra? No fim, o que todos tinham em comum era o fato de aprenderem de uma forma prazerosa, da forma que eles preferem, ou seja, surprise, surprise, é necessário se divertir durante o processo. 😀

Isso quer dizer que o que é legal pra você não necessariamente é legal pra mim e vice-versa, então você precisa procurar a sua forma de aprender, particularmente, estar sentado dentro de uma sala recebendo o mesmo conteúdo padronizado não funcionou pra mim. Contudo, pesquisar sobre tecnologia, falar sobre assuntos do meu interesse, fez todo sentido e ainda funciona muito bem.

Outro fato que me chamou atenção no vídeo foi a técnica usada pelo Irlandês Benny, pois ele se expunha ao novo idioma mesmo sem ter domínio do mesmo e para mim essa é a forma mais efetiva, pois é assim que aprendemos quando criança, repetindo, falando, errando e recebendo feedback. Então procure algo que goste de fazer e depois descubra como incluir um novo idioma nessa atividade. Por exemplo, um colega de trabalho me contou que gosta de cozinhar e aproveita isso para aprender em inglês, procurando por receitas e traduzindo.

Procure algo que goste de fazer e depois descubra como incluir um novo idioma nessa atividade.

Como sugestão, deixo duas alternativas que podem lhe ajudar a descobrir uma nova forma divertida de aprender, são elas:

Podcasts

Se você já tem um nível intermediário, essa pode ser uma ótima ideia. Pessoalmente curto muito ouvir podcasts sobre vários temas, então a primeira coisa que fiz quando decidi começar a aprender espanhol foi procurar pocasts em espanhol, os quais escuto regularmente voltando do trabalho. Além disso, não perco a oportunidade de “hablar” com alguém que saiba espanhol, dessa forma consigo feedbacks do meu aprendizado.

Podcasts sugeridos  

  • Español Espontaneo – podcast sobre temas variados, produzido por professores de espanhol que vivem nos estados unidos (ES)
  • Binarios – podcast sobre tecnologia produzido por jornalista do el Mundo especializado em tecnologia (ES)
  • Hidden Brain – comportamento humano e storytelling, um dos meus podcasts favoritos. (EN)
  • Nerdcast Speak English – dicas de inglês e um papo descontraído (PT)

Grupo de estudo

Participei de dois grupos de estudos de inglês organizados por amigos. Durante nossos encontros escolhíamos algum tema aleatório ou algum jogo de tabuleiro e nos forçávamos a discutir/jogar em inglês. O ponto positivo dessa abordagem é contar com o apoio do grupo onde todos interagem e aprendem juntos. Quem sabe mais ajuda quem sabe menos. 

Agora que você já descobriu o segredo milenar dos trogloditas, digo, dos poliglotas, como você pode tornar seu aprendizado mais divertido?